terça-feira, 16 de junho de 2009

1 Ano de Departamento Pessoal na Prática !



Geralmente fazemos os agradecimentos no fim, porém neste caso é de grande valia deslocar o parágrafo final para o início, pois sem estas pessoas não haveria o princípio: Agradeço em primeiro lugar a DEUS que é o criador do universo e senhor de todo ser vivente, a minha querida esposa Nucieilene dos Santos Tondelli que sempre acreditou em mim e que é a minha fonte de motivação, aos meus pais, meu irmão, meus amigos e aos admiradores e parceiros deste blog.

Quando comecei a trabalhar no “DP” de um escritório de contabilidade logo vi que a função que eu estava exercendo exigia muita responsabilidade, pois qualquer erro além de prejudicar os trabalhadores, poderia gerar uma ação trabalhista ou uma autuação fiscal para o empregador. Aprendi então, que a única forma de conseguir se manter e evoluir na profissão seria através de leitura e estudo, e os mesmos deveriam acontecer todos os dias e por tempo indeterminado, pois a legislação é muita ampla e sofre muitas mudanças. Percebi também que deveria entender os cálculos que estavam sendo executados pelos programas de folha de pagamento, pois seria necessário explicar ao empregado e ao empregador como os mesmos foram elaborados.

Depois de algum tempo de trabalho, resolvi dizer como fazia e não o que deveria ser feito. Achei que para muitos não adiantava explicar que: “o imposto deve ser pago até o vigésimo dia do mês subsequente ao fato gerador” más sim que o INSS da folha de abril deve ser pago até o dia tal de maio. Muitos não tem o contato diário que nós profissionais do “DP” temos com a legislação trabalhista e para eles o que vale é uma explicação clara e precisa.

Em junho do ano passado (2008) em conversa com minha esposa surgiu a idéia de criar na web um espaço onde eu pudesse divulgar sobre as práticas inerentes a departamento pessoal. E foi assim que em 20/06/2008 nasceu o blog: “Departamento Pessoal na Prática”, no intuito de em uma linguagem clara e acessível apresentar os direitos trabalhistas de uma forma que as pessoas pudessem entender.


Apostei então no sistema de perguntas e respostas, pois desta forma eu conseguiria ser mais objetivo no que eu estava propondo e nestes moldes publiquei a primeira postagem: Vale Transporte - uso de veículo próprio. Obtive um feedback favorável das pessoas que começaram a acessar o blog e por esta razão mantive este formato até hoje. Com a prática do dia a dia, com a sugestão dos amigos, foram surgindo mais publicações dos quais eu destaco como postagens propulsoras do blog:

Empregada Doméstica - INSS E FGTS

Esta foi a primeira das muitas postagens que escrevi sobre os empregados domésticos que "diga-se de passagem" é uma categoria que tem me apoiado bastante.

FGTS - Cálculo da Multa Rescisória

Foi trabalhoso para escrever, mas valeu a pena, pois sei que aqueles que estiverem iniciando na profissão e sentirem dificuldades neste cálculo poderão acessar o mesmo e dirimir sua dúvidas, ao contrário do que aconteceu comigo, pois quando comecei a calcular rescisões, este foi um cálculo que tive que aprender praticamente sozinho.

PIS (Programa de Integração Social) – Direito/Cálculo para Recebimento do Abono

Desta postagem eu guardo um momento especial: Uma pessoa me escreveu agradecendo, pois graças aos cálculos demonstrados nesta matéria, ela pode reaver seu direito ao PIS que em um primeiro momento não estava disponível para saque.

Este foi um pequeno pedaço da história desta página que compartilho com vocês, continuo contando com a visita, críticas e sugestões de todos para que este blog seja cada vez melhor e que posso durar por muitos anos.

Grande Abraço a Todos !

Fernando Tondelli de Oliveira

Receba Atualizações no seu e-mail

Digite seu e-mail (clique aqui e veja orientações):

Delivered by FeedBurner